Cigarro, álcool e sexo sem prevenção, três fatores que podem acelerar o câncer na região da cabeça e do pescoço. O diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento são fundamentais e é por isso, que o Rio Grande do Norte abraça pelo segundo ano consecutivo, a campanha Julho Verde, que neste sábado (09), vai envolver a população em um evento no Parque das Dunas, a partir das 8h, com orientações por meio de minipalestras, ginástica laboral e apresentação de um coral.

Coordenada no RN pelo Dr. Luiz Eduardo Barbalho, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço – SBCCP, a campanha tem como objetivo alertar e informar a população sobre a prevenção, sintomas e tratamento da doença e a melhor forma de combater o câncer na região do pescoço e cabeça.

Hábitos de beber e fumar multiplica em até 20 vezes a chance de uma pessoa saudável desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço, porém a infecção pelo papilomavírus (HPV) tem contribuído, nos últimos anos, com o aumento na incidência desta doença, segundo a SBCCP. Milhares de casos de câncer de boca, laringe e demais locais são diagnosticados anualmente. Em 2015, mais de 576 mil novos casos de câncer na população brasileira – informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA).