Antes de ouro, Thiago Braz caiu no Pan e se isolou no Rio Grande do Norte

O saltador Thiago Braz se preparou para a Rio-2016 em um centro de treinamento em Natal, no Rio Grande do Norte, isolado, depois de obter um resultado aquém do esperado nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, quando foi eliminado sem brigar por medalhas.

O atleta ganhou o ouro no salto com vara na Rio-16 no final da noite desta segunda-feira (15), após obter uma marca melhor do que o francês Renaud Lavillenie, ex-campeão olímpico e medalha de prata na competição.

Ao ir para Natal, a ideia do técnico de Thiago, o ucraniano Vitali Petrov, era retirar a pressão sobre o atleta nos dias que antecederam o início da Olimpíada.

No Pan de Toronto, o atleta errou os três saltos que tentou na competição e foi eliminado sem ficar perto de brigar por medalhas. “Está todo mundo chateado comigo, e eu também estou. Meu maior problema foi a parte técnica, principalmente a corrida”, afirmou Thiago, à época. O isolamento dele também foi defendido pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

Um dirigente da CBAt afirmou à Folha de S.Paulo, no início de agosto, que as entidades e o treinador temiam que críticas ou assédio de torcedores e da imprensa prejudicassem a concentração do atleta. Ele chegou ao Rio poucos dias antes do início da competição do salto com vara.