Oficina ensina professores e alunos entenderem importância da programação no aprendizado escolar.

 

Um dia voltado para professores e alunos aprenderem programação. Assim foi a Oficina FAB LAB – Rede Conectando Saberes realizada nesta terça-feira (25), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves, em Natal, através da iniciativa e parceria entre o projeto Conexão Felipe Camarão e a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos, criada em 2002 e que atua na área da educação no Brasil. A Oficina FAB LAB faz parte do projeto “Hora do Código nas Escolas”, que foi como um movimento global que busca mostrar que a programação digital está ao alcance de todos. Dividido em palestras e aulas pela manhã e tarde, a oficina teve como público alvo professores e alunos da rede pública de ensino de Felipe Camarão, além de professores do Conexão Felipe Camarão. A proposta é que alunos, pais e professores programem ao menos uma hora durante a semana para aprender a programar através do site oferecido pela fundação.

Mas por que ensinar programação? A programação estimula a criatividade, a autonomia, o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas e trabalho em equipe. A linguagem é simples e de fácil aprendizado. Nos dias de hoje, a inserção no mundo da tecnologia é imprescindível para os jovens e pode proporcionar diversas oportunidades para um futuro melhor, sendo um instrumento de transformação social. “Os fundamentos básicos da ciência da computação são uma nova forma de expressão e, principalmente, uma maneira de aumentar a aproximação e o envolvimento dos estudantes como o conhecimento”, revela o professor e coordenador da Rede Conectando Saberes de Cascavel-PR, Jocemar do Nascimento, responsável pela oficina em Natal.

Para Ozawa Santos, educador musical do Conexão Felipe Camarão, a oficina abriu um novo olhar para tecnologia. “Os avanços tecnológicos nos dias atuais é importante para a nova geração ter conhecimento básico. Para mim é um assunto novo e me deu várias ideias para desenvolver aplicativos para ajudar nas aulas e acompanhar o desenvolvimento dos alunos”, comemora o professor. A Oficina FAB LAB – Rede Conectando Saberes fez parte da programação do Conexão Brasil 2016, que conta com patrocínio da Cosern e Governo do Estado através da Lei Câmara Cascudo, Programa Petrobras Cultural e com apoio da Prefeitura de Natal.