“O Mossoró no Enem foi um divisor de águas, visto que possibilitou aos estudantes dicas fundamentais para o Exame Nacional do Ensino Médio”. As palavras da estudante Antônia Carolina, 19 anos, refletem a importância do projeto ‘Mossoró no Enem’, implantando no dia 25 de junho deste ano, na vida de alunos e egressos de escolas públicas que buscam ingressar no ensino superior.

 Antônia tentará pela terceira vez assegurar uma vaga em Medicina e conta como ficou sabendo do projeto. “Soube da iniciativa através de um amigo. Tentei me inscrever, e consegui”, explica. O ‘Mossoró no Enem’ foi encerrado neste sábado, 29, a uma semana da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Na oportunidade, os estudantes receberam os simulados de redação promovidos em setembro e orientações para que possam ser submeter ao Enem com tranquilidade e objetivos bem definidos.

Após receber o simulado, a estudante Ana Letícia Freitas, 18 anos, que pretende ingressar no curso Letras/Inglês, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), avaliou o projeto Mossoró no Enem. “Foi uma iniciativa muito boa e mostrou que o Poder Público deu mais atenção a nós, estudantes. Gostei muito. As aulas foram muito bem desenvolvidas e, com certeza, vão contribuir para meu ingresso na universidade”, frisou.

Ao abrir as inscrições, a Prefeitura de Mossoró disponibilizou 500 vagas. Foram 18 aulões gratuitos, ao longo de quatro meses, contemplando as áreas de conhecimento abordadas no Enem. Os encontros foram encerrados no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania.

“Tivemos a importante colaboração de 10 professores, voluntários, além de dois educadores físicos, profissionais que contribuíram para que a primeira edição do Mossoró no Enem fosse muito positiva. A semente ficou plantada e a Prefeitura fez a sua parte”, declarou Elma Cunha, gerente pedagógica na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEMECE).

A secretária executiva de Gestão da Rede Municipal de Ensino, Mariza Pinto, expressou a alegria de possibilitar mais conhecimento aos alunos de escolas públicas. “Ver a participação e o entusiasmo dos alunos que perseveraram, assistindo aos aulões do Mossoró no Enem, nos enche de alegria e nos faz experimentar a agradável sensação de dever cumprido”, assinalou.

 VISITA À UERN

Parte dos alunos do Mossoró no Enem também vivenciaram mais uma importante experiência. Na sexta-feira passada, 29, os estudantes visitaram as instalações da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), da UERN. Jorge Luiz Costa, 18 anos, foi um dos participantes. Ele contou que a oportunidade de conhecer as dependências da faculdade e acompanhar explicações sobre o corpo humano reforçou a vontade de conquistar uma vaga em Medicina. “Ingressar em Medicina é o um sonho. Durante a visita, eu vesti um jaleco e já me senti um aluno, o que reforçou ainda mais minha vontade de ser aprovado no curso de Medicina”, ressaltou.

Fonte: Assessoria