Projeto Amana completa três anos de ação social na formação do cidadão potiguar.

 

Formar cidadãos conscientes do seu dever perante a sociedade e proteger o meio ambiente são alguns dos objetivos do Projeto Amana – Agente Mirim Ambiental de Natal, desenvolvido e executado pela Guarda Ambiental de Natal no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e que completa três anos nesta sexta-feira (4). Iniciado no ano de 2013, o projeto já formou 37 agentes mirins, que atingiram a idade limite. Atualmente, 60 crianças carentes entre 9 e 12 anos estão sendo atendidas nos dois turnos, no horário em que não estão na escola, um dos pré-requisitos para participar do projeto, que foi criado com o objetivo de preservar a fauna e flora da Unidade de Conservação e Preservação do Município de Natal por meio da educação ambiental junto às crianças que moram ou estudam no entorno do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

De acordo com Marconi Lucas, Agente da GAAM e coordenador do projeto, durante três dias da semana, as crianças e adolescentes participam de várias atividades dentro ou fora do Parque da Cidade e que irão somar na formação do caráter, baseados nos princípios da cidadania. “São desenvolvidas atividades de educação ambiental, lazer, cultura, saúde, temas que contribuem para a formação de cidadãos sustentáveis”.

Com os ensinamentos aplicados junto às crianças e adolescentes, a equipe do Amana pretende formar agentes multiplicadores e que eles possam levar o que aprenderam para aplicar nas comunidades em que vivem e junto às famílias. “Enquanto esteve fechado, o Parque da Cidade sofreu com a ação do homem que degradava o meio ambiente, seja retirando plantas e frutos, como também matando os animais. Com esse trabalho do Amana e também de conscientização por parte dos funcionários e vigilantes junto aos adultos que visitam o Parque, nós estamos conseguindo reverter essa ação nociva à Unidade de Conservação do Município”, afirma o gestor do Parque da Cidade Carlos da Hora.

O Parque da Cidade contribui para o desenvolvimento do Amana, disponibilizando espaços como sala de aula, sala para planejamento de ações, biblioteca para as atividades do projeto, bem como incentiva a inclusão das crianças e adolescentes nas atividades que promove junto aos seus parceiros. Um dos momentos mais marcantes para o projeto foi em junho de 2015 quando os integrantes do projeto Amana se apresentaram e encantaram para a comitiva alemã que visitou o Parque da Cidade numa ação organizada pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo em parceria com a Fecomercio/RN e Sistema S. Coordenados pelo maestro Estevão, os meninos e as meninas cantaram e tocaram flautas, ganhando o coração da vice-governadora da Renânia-Palatinado e ministra estadual da economia do estado germânico, Eveline Lemke, além de autoridades presentes como o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves.

As crianças e adolescentes também participam de atividades de conscientização da população e alertando para vários problemas existentes na sociedade, tais como campanha contra a violência doméstica, campanhas de educação no trânsito, etc. Para manter as atividades, a equipe do Amana arrecada dinheiro vendendo garrafas pet e fazendo bazares no pórtico de entrada do Parque pelo bairro Cidade Nova.

No próximo dia 11 de novembro das 8h às 17:30h os agentes, as crianças e seus familiares formarão um mutirão para vender os produtos arrecadados em campanha junto aos parceiros e voluntários por preços bem em conta. “Será uma ótima oportunidade de comprar produtos em bom estado, por preços que cabem no orçamento doméstico das famílias. Os portões do Parque estarão abertos para quem vier somar esforços conosco”, convida Marconi Lucas.

Fonte:  Assessoria