A Banda de Música Municipal Artur Paraguai celebra seus 80 anos em evento nesta terça-feira, 22, às 19h30, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. O aniversário foi no mês de agosto, mas a comemoração acontece dentro da 5ª Mostra de Atividades da Escola de Artes de Mossoró, instituição sede da banda.

A comemoração contará com entrega de comenda e diplomas de reconhecimento aos membros da banda, apresentações e outras homenagens. Na ocasião, também será lançada a obra ‘Uma breve história dos músicos de Mossoró’, do regente auxiliar da banda Artur Paraguai, Marcos Batista. “O livro traz um resgate da história de 58 grupos musicais formados na cidade, inclusive da Artur Paraguai, no período de 1900 a 1979. A obra conta com o maior acervo fotográfico já publicado desses grupos”, explicou o autor.

A noite de homenagens ao grupo marca o início da Mostra da Escola de Artes, que continua nos dias 24, 25 e 26 de novembro na Escola de Artes. A entrada é gratuita.

História – A Banda Artur Paraguai é uma das representações artísticas mais antigas em exercício, municipalizada desde o mês de agosto de 1936. O grupo participa de eventos religiosos, civis e culturais realizados pela Prefeitura Municipal ou outras entidades, executando gêneros diversos. A banda é composta por vinte e sete pessoas e é regida pelo maestro João Célio Cordeiro, tendo Marcos Batista como regente auxiliar.