Via Tribuna Bandnews FM

 Muitos usuários de smartphones são acostumados a deixar carregadores plugados na tomada por longos períodos ou até mesmo durante toda a madrugada. No entanto, esse hábito bem comum pode também ser bem perigoso. Colocar bateria de celular para carregar e deixar ligado na tomada por muito tempo, além de consumir muita energia, aumenta a probabilidade de acidentes.

Em entrevista à Rádio Tribuna Bandnews FM, o engenheiro da Enel Ceará, Marcone Melo, alertou para casos mais perigosos. “O próprio celular ou o carregador ficam aquecidos, mas às vezes por ele estar em cima de um material inflamável, como papéis ou plásticos, pode ser um risco grande em relação a incêndios”, detalha. Além dos carregadores, Marcone chama atenção para outro erro bem comum: o uso de extensões. “O uso dos famosos “Ts” são bem perigosos. Acumular vários equipamentos aumenta a probabilidade de acidentes graves”, explica.

Mas não é somente com o risco de incêndios que o consumidor deve se preocupar. Além dos riscos, o bolso também sofre com a prática de manter plugados na tomadas os carregadores ou mesmo quaisquer aparelhos que não estejam em uso. Alguns carregadores já têm a tecnologia de barrar o consumo após carregar a bateria. Mesmo assim, é melhor prevenir e desligar da tomara assim que a carga estiver completa.