Mais uma agência de classificação de risco rebaixa nota do Brasil.

Fitch Ratings aponta que país segue com déficits fiscais e não tem perspectiva de reformas que melhorem desempenho das finanças públicas. Nota está agora três degraus abaixo do grau de investimento.

A agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou a nota de crédito da dívida soberana do Brasil para BB- com perspectiva estável. A nota anterior era BB com perspectiva negativa. Com o rebaixamento, o rating do Brasil foi colocado agora três degraus abaixo do grau de investimento, mantendo o país no grupo daqueles que não têm o selo de bom pagador.

Segundo a agência, o rebaixamento ocorreu em razão dos grandes e persistentes déficits fiscais e pelo peso da dívida do governo, que segue crescente, além da falta reformas que melhorem o desempenho estrutural das finanças públicas.

A Fitch citou ainda como fator para o rebaixamento a decisão do governo de adiar a votação da reforma da Previdência. “Isso representa um importante revés na agenda de reformas que mina a confiança de médio e longo prazo na trajetória da dívida pública e o compromisso político para abordar o problema”, declarou a agência.

Em reposta, o Ministério da Fazenda disse que a dívida pública federal “conta atualmente com uma composição saudável, reduzida exposição cambial e baixa concentração de vencimentos no curto prazo, além de uma base diversificada de investidores para seu financiamento, o que contribui para mitigar os riscos inerentes à sua gestão”.