Via Maricelio Almeida

O prefeito Alan Silveira (MDB) anunciou na noite desta quarta-feira, 13, o cancelamento da edição 2021 do tradicional Carnaval de Apodi, um dos maiores do Rio Grande do Norte. De acordo com o gestor, não há condições sanitárias que garantam a segurança dos foliões, já que a vacinação contra a Covid-19 ainda não começou. O cancelamento da festa está oficializado por meio do decreto nº 0328/2021, publicado na edição desta quinta, 14, do Diário Oficial dos Municípios do RN.

Durante o anúncio, Alan Silveira explicou que, ao longo do período de festa, Apodi recebe diariamente cerca de 30 mil pessoas. “É o maior carnaval de rua do estado. O planejamento já vinha acontecendo, com a expectativa da vacina, da redução da taxa de transmissibilidade, mas, como a vacinação só deve iniciar em fevereiro, e o carnaval começa no dia 13, decidimos cancelar a festa. Importante frisar que o público-alvo do evento não está contemplado nas primeiras fases de vacinação”, disse, acrescentando que a expectativa é que o evento volte a ser realizado em 2022.

Conforme Alan Silveira, a medida também atende ao que recomenda o decreto estadual nº 30.210, de 8 de dezembro de 2020. O documento orienta os municípios a adotarem “medidas necessárias para a suspensão de shows e eventos públicos ou privados de massa”. A Prefeitura de Apodi ainda determinou que ficam proibidos todos e quaisquer eventos carnavalescos comerciais e/ou privados (com ou sem comercialização de ingressos), “devido à impossibilidade prática de fiscalização por parte do Município quanto aos protocolos sanitários”.

Ainda conforme o decreto municipal, em caso de realização de qualquer evento carnavalesco, os representantes da Secretaria Municipal de Saúde realizarão a autuação e interdição imediata e, havendo resistência, deverão comunicar à Polícia Militar para adoção das demais medidas do ponto de vista criminal. Segundo o prefeito Alan Silveira, os recursos que estavam sendo reservados para o evento serão destinados agora para outras ações, inclusive no combate ao novo coronavírus no âmbito do município.