A revelação do governador do Rio Grande do Sul, o tucano Eduardo Leite, assumindo de público sua homossexualidade caiu como uma bomba no País. Ele disse que era gay no programa de Pedro Bial, na Rede Globo. Um gesto raro num País preconceituoso, ainda de mentalidade jurássica. O próprio Bial destacou que em seus 40 anos de carreira nunca ouviu uma declaração tão importante de um político.

Além disso, afirmou que um fato como esse poderia destruir a carreira de qualquer político há 20 anos. Já o apresentador Luciano Huck publicou um vídeo em apoio ao governador. Assim como a sociedade moderna avança na luta pelos direitos civis, a mentalidade também se expande abrindo espaço para discussões polêmicas e necessárias, como por exemplo a homossexualidade, pauta posta à mesa pelo governador gaúcho.

Sua decisão, inusitada e surpreendente, em se tratando de um político, gera controvérsias, mas essa pauta começa a ganhar destaque nos maiores centros políticos do mundo, porque são poucos os países que não lutam pela integração da comunidade homossexual. Presidentes, ministros, senadores, deputados e prefeitos estão se assumindo cada vez mais, mostrando que competência nada tem a ver com sexualidade e lutando pelos direitos à liberdade e respeito não só dentro do parlamento, mas fora também.

Há quem diga que Eduardo Leite foi estimulado a fazer a revelação para criar o impacto, ser conhecido e roubar do seu concorrente na legenda, o governador de São Paulo, João Dória, o direito de disputar o Palácio do Planalto em 22. Se é estratégia ou não, o fato é que ele é uma ave rara a assumir que é gay no universo político do Brasil.

Diferente dos políticos, famosos no Brasil quebram paradigmas. Vários artistas globais já deixaram as opiniões da sociedade em segundo plano e assumiram publicamente relacionamentos com pessoas do mesmo sexo. Foi o caso de Nanda Costa, destaque na novela Segundo Sol, da Globo, e Lulu Santos, do The Voice. Hugo Bonemer, primo de William Bonner, fez a confissão em entrevista ao programa TV Fama, dizendo que namora um rapaz.

Ele não fez questão de esconder seu relacionamento com o ator Conrado Helt e corrigiu um repórter que o questionou sobre sua namorada. “É ele, namorado”, disparou o primo do jornalista, sem cerimônias. No Amor & Sexo, Mariana Santos revelou ser bissexual. Thalita Carauta também mostrou sua relação com a amada em seu perfil no Instagram. O cantor Jão também assumiu ter relacionamentos com homens. A Agatha de Avenida Brasil, Ana Karolina Lannes, surpreendeu ao revelar ser lésbica aos 18 anos.

Bruno Gadiol, ex-Malhação e também ex-The Voice, também assumiu o seu relacionamento homossexual. No dia dos namorados, o ator publicou um videoclipe de uma canção que fez em parceria com o namorado, Gabriel Nandes, no qual os dois aparecem aos beijos. Entre os nomes mais conhecidos, estão ainda o autor de novelas Tiago Santiago, o ator Fabiano Augusto, conhecido pelos comerciais das Casas Bahia, alguns jornalistas da Globo e ator Luis Lobianco.

Blog do Magno