Por João Vitor Tavarez / Correio Braziliense

Líder do Cidadania, o senador e pré-candidato à Presidência da República, Alessandro Vieira, afirmou, nesta terça-feira (dia 1º), que não há conclusões definitivas quanto à parceria de seu partido com o PSDB, Podemos ou PDT. Nos últimos dias, a direção do Cidadania vem intensificando conversas para formar uma federação — quando partidos atuam de forma unificada durante quatro anos, sobretudo para lançar candidatos nas eleições.

DISSE VIEIRA – “A Executiva do Cidadania encerrou sua reunião sem aprovar indicativo favorável à federação com PSDB, Podemos ou PDT. O diretório nacional voltará a tratar da questão mais adiante. Política se faz com construção respeitosa e diálogo, sem imposições ou atropelos”, escreveu Alessandro Vieira em sua página do Twitter.

As reuniões do Cidadania com o PSDB, Podemos e PDT, legendas que representam os presidenciáveis João Doria, Sergio Moro e Ciro Gomes, respectivamente, vem acontecendo desde o início de janeiro.

Os partidos têm até abril para decidir se formam a federação, conforme prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A tentativa de formar federações reflete o interesse de partidos em fortalecer a terceira via nas eleições em outubro. A ideia é quebrar a polarização entre o ex-presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que atualmente lideram as preferências eleitorais dos eleitores, segundo pesquisas.