Genilson Albuquerque Percinotto

A ciência e a fé não devem ser opostas. São modelos distintos e igualmente importantes na complexa natureza humana. A mente humana, com todas as suas limitações e falhas, é um acontecimento extraordinário na história do universo.

O mais interessante é reparar que Jesus Cristo não se utiliza de um discurso religioso de autoridade, mas nos faz refletir sobre o sofrimento causado por nossas atitudes e sobre a busca por fazermos o bem sem barganhas ou superioridade.

Nem todos os que se dizem cristãos o são em sua prática. É preciso refletir mais do que consumir, praticar mais do que dizer, fazer a diferença mais do que criticar. Limitado é o tempo que nos resta. Portanto, vamos aproveitá-lo, deixando de ser levados, sem desconfiar espiritual, racional e ativamente, por todo vento de discursos interessados e mesquinhos humanos.

Nossa natureza é sofisticada e capaz de se contrapor inexplicavelmente às necessidades físicas por intermédio do amor.

MUITA MENTIRA

Há também muita mentira e é impossível a nós conhecer a complexidade de cada ser humano. “Maldito é o homem que confia no homem”. Cada ser é único e a certeza determinística falha quando nos aprofundamos na alma humana.

Eu creio em Deus. Professo, sem jamais temer ou me envergonhar, a minha fé íntima e integral em Jesus Cristo. Mas desconfio de qualquer tentativa de justificar o estado das coisas ou confiar cegamente em interpretações humanas. O piores homens de mau caráter são os religiosos, ideológicos e mentirosos e hipócritas de modo geral, pois, com seus interesses mesquinhos e com o mau exemplo, desonram e enfraquecem a fé alheia.

A ciência e a religião têm os seus espaços, métodos e suas perspectivas distintas e complementares. Não há nada mais concreto do que a integridade e a sinceridade de alma, reconhecendo-nos como seres cheios de defeitos, mas com um coração disposto aos valores maiores do que a nossa natureza pequena, animalesca e individualista.

FORÇA DE VONTADE

Consigo vislumbrar uma fé em Deus que gera a coragem para promover toda a necessária mudança, com inabalável e incorruptível força de vontade. Misteriosa e sofisticada é a consciência humana. Creio na sua transcendência.

O nosso universo é fantástico. As leis que o regem se combinam de modo espantoso e a grandeza de Deus é eterna e transcende a nossa capacidade ou os mistérios das nossas úteis ferramentas científicas.Somos responsáveis por nossas escolhas, pois nos foi dado o livre-arbítrio.