Depois de dois meses de alta, o Índice de Confiança do Comércio (Icom), do FGV IBRE, caiu 3,3 pontos em abril, marcando 83,6 pontos. O Icom descreve trajetória de oscilações este ano, mas sempre distante dos 100 pontos, que divide as zonas de com e sem confiança.

“O resultado mantém o indicador em patamar baixo, com a média dos quatro primeiros meses ficando perto dos 85 pontos. Nesse mês, a queda foi puxada pela piora nas expectativas e com leve melhora no índice sobre a situação atual, mas ainda é necessária cautela dado que a recuperação não é expressiva e não está atrelada a um aquecimento da demanda. O cenário de curto prazo ainda permanece em nível desfavorável”, avalia o economista do Ibre, Rodolpho Tobler.

A queda do índice neste mês foi disseminada em quatro dos seis principais segmentos do setor. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) variou 0,5 ponto – indo para 87,4 pontos – enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM), que voltou a cair 7pontos, ficou em 80,3 pontos, menor nível desde abril de 2022 (79,6 pontos).