Os ministros Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Jader Filho (Cidades) se reuniram, hoje, com líderes da oposição ao governo no Senado. O objetivo é tentar reverter a derrota sofrida na Câmara com a aprovação de um projeto que derruba trechos de decretos que flexibilizaram o marco legal do saneamento básico.

O encontro foi costurado ontem, em uma outra visita do trio de ministros ao Senado para tratar do tema com lideranças da base aliada. A Câmara aprovou na semana passada um projeto que derrubou pontos de dois decretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que flexibilizaram o marco legal do saneamento. O texto passará a tramitar no Senado nos próximos dias.

Segundo o portal G1, a votação dos deputados foi considerada a primeira derrota do governo no Congresso. Desde então, auxiliares de Lula tentam evitar um novo desgaste no Senado. Segundo o senador Marcos Pontes (PL-SP), que participou do encontro, os ministros apresentaram explicações sobre pontos dos decretos criticados pelo setor e por parlamentares. “Então, nós vimos pontos e, agora, permanece as discussões. Eu tenho certeza que o que for decidido vai ser o melhor pro país”, disse.

Também participaram do encontro os senadores:

  • Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição;
  • Tereza Cristina (MS), líder do PP;
  • Eduardo Girão (CE), líder do Novo
  • e Mecias de Jesus (RR), líder do Republicanos.