Em 15 de março de 1852 Mossoró se desvinculava de Assú. Tendo pouco mais de 3 mil habitantes, 352 cidadãos através de um abaixo assinado ao presidente de província, requeriam a autonomia.

Os artífices desta proposição foram o Padre Vigário Antônio Joaquim (que dar nome a praça em frente a hoje Catedral de Santa Luzia) e o Padre Antônio Freire de Carvalho. Este inclusive se toenara o primeiro prefeito da cidade em 1853.

No século anterior, nesta mesma região que o vídeo reproduz, Antônio de Sousa devido uma promessa da esposa edificou uma Capela para Santa Luzia.

Dos 352 cidadãos, hoje Mossoró caminha para em breve ultrapassar os seus 300.000 cidadãos.

Temos muito a comemorar, contudo muito ainda para melhorar. Só assim Mossoró verdadeiramente não será só uma grande cidade, mas uma cidade desenvolvida.

Que seus representantes em cargos eletivos honrem a escolha que seu povo fizera, mas que o povo jamais esqueça que O PODER EMANA DO POVO.

BOM DIA, A TODOS OS MOSSOROENSES NATOS, OS QUE ASSIM COMO EU ADOTARAM A CIDADE COMO SUA MESMO NASCIDO NOUTRA E A TODOS QUE PASSAM POR AQUI OU TIVERAM/TEM RELAÇÕES COM MOSSORÓ, NOSSO PAIS, NOSSO MAIOR BEM!

Professor Tales Augusto

MOSSORÓ RN