Deu no blog de J.Belmont:

A educação municipal avançou mais que a brasileira nos últimos anos. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Mossoró chegou a 5.1 nos anos iniciais do ensino fundamental, meta estipulada pelo Ministério da Educação para 2019. Esse indicador supera a média nacional, que é de 5.0. Os números são de 2011.

Segundo levantamentos da Gerência da Educação, de 2005 a 2011 o ensino fundamental inicial do município teve uma evolução de 59%, e o final de 32%. Enquanto isso, a rede privada no Brasil cresceu 10% no fundamental I e 3% no II.

“É um excelente resultado, levando em consideração a evolução do ensino fundamental de Mossoró, que apresentou crescimento maior que no país. Nos anos finais em 2009 a nota obtida foi 2.9, e em 2011 saltou para 4.1, um avanço muito significativo”, constatou Iêda Chaves, gerente da Educação.

Das dez melhores escolas públicas de 1° a 4° anos do Estado, cinco são da rede municipal de Mossoró, que conquistaram indicativos elevados. De acordo com Iêda, o crescimento dos indicativos está associado à política de investimentos em educação, a melhoria das taxas de alfabetização, a formação continuada e a valorização dos servidores.

“Esse ótimo resultado é fruto de um trabalho conjunto, desenvolvido por todos os profissionais da educação e estimulado pela nossa prefeita. Agradecemos aos servidores pela dedicação que reflete nos índices alcançados”, declarou entusiasmada a gestora, reforçando que os indicadores podem ser mais satisfatórios se as famílias se aproximarem das escolas e acompanharem de perto o desempenho dos filhos.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado para medir a qualidade de cada escola e rede de ensino. Ele é medido a cada dois anos, representado numa escala de zero a dez. A finalidade é que o Brasil tenha nota 6 em 2022, média esta que corresponde à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

O indicador é calculado através dos resultados da Provinha Brasil, aplicada no 5° e 9° ano, e da taxa de aprovação escolar. Assim, para que o IDEB de uma escola cresça é necessário que o aluno aprenda, não repita o ano e freqüente a sala de aula.

Escolas municipais classificadas como melhores do Rio Grande do Norte (1° a 4° ano)

 

Escola Municipal Professor Francisco Morais Filho – IDEB 6.3

Escola Municipal Professor Manoel Assis – IDEB 6.2

Escola Municipal Professora Dolores Freire de Andrade – IDEB 6.1

Escola Municipal Rotary – IDEB 6.0

Escola Municipal Ronald Pinheiro Neo Júnior – IDEB 5.9