A economia do Brasil encolheu 1,4% em maio em comparação com abril, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (12) pelo Banco Central (BC). É a maior queda registrada desde dezembro de 2008, quando o indicador recuou 4,31%

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) é considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto).Analistas consultados pela agência de notícias Reuters esperavam queda mensal de 0,9%.

O resultado anulou a alta vista em abril, quando houve crescimento de 0,96%, número revisado ante avanço de 0,84% divulgado anteriormente.Na comparação com maio de 2012, o IBC-Br avançou 2,61% e acumula em 12 meses alta de 1,89%, ainda segundo o BC.

O desempenho da indústria exerceu forte peso sobre a economia em maio, uma vez que recuou 2% ante o mês anterior principalmente com a piora nos bens de capital, uma medida de investimentos.

As vendas no varejo, por sua vez, não conseguiram atenuar o efeito negativo da indústria, já que mostraram estabilidade em maio ante abril, destacando a debilidade do consumo no país, abalado pela inflação alta, num setor que vinha sendo o motor da economia.

Com inflação corrente rodando em 6,7% ao ano, a população já começou a pagar a conta. Para combatê-la, o BC começou a subir os juros há dois meses, levando a taxa para os atuais 8,5%. Vai continuar subindo porque ainda não há segurança de que o movimento feito até agora será suficiente para trazer inflação para baixo. Grande ou média, a dose vai empurrar para baixo quem já está um pouco arriado.