O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Docência – PIBID/ UERN realizou nesse sábado, o segundo encontro de Coordenadores de área e supervisores de escolas. O primeiro foi realizado dia 19 deste mês, no Campus de Pau dos Ferros.

O encontro tem como objetivo socializar as experiências das diversas áreas de conhecimento que integram o projeto na UERN, bem como discutir proposições para desenvolvimento de ações interdisciplinares. Participaram todos os coordenadores e supervisores de área com atuação em Mossoró e Assú.
“Em 2010 implementamos um Projeto Institucional com 06 subprojetos; em 2011 implementamos um segundo com 05 subprojetos; em 2012 ampliamos o projeto de 2010 e acrescentamos mais 09 subprojetos, totalizando 20 subprojetos em andamento”, adianta a coordenadora do PIBID, professores Socorro Batista.
A professora explica que em conformidade com o EDITAL Nº 061/2013, a UERN apresentou à CAPES uma nova proposta institucional incluindo 32 licenciaturas das quais 31 foram aprovadas. “Em números isto significa que temos 825 bolsistas entre os quais estão 40 professores do quadro docente da UERN”, destaca Socorro Batista.
O PIBID/UERN conta com 01 Coordenador Institucional; 04 coordenadores de área de gestão pedagógica, 35 coordenadores de área, sendo um para cada licenciatura e, no caso dos projetos interdisciplinares, são 02 coordenadores para cada licenciatura. Atualmente são 04 projetos interdisciplinares contemplando o campus central (Mossoró) e os Campi Avançados de Caicó, Patu e Pau dos Ferros.
Conforme a professora Socorro Batista, as pesquisas e relatórios demonstram que a partir de sua implementação, no âmbito da UERN, o PIBID vem se constituindo em um espaço de dinamização das licenciaturas e das escolas parceiras, contribuindo sobremaneira para com uma nova visão acerca das licenciaturas, valorizando-as enquanto atividade profissional importante e cada vez mais necessária à sociedade contemporânea.

“Estes resultados não seriam proporcionados sem a dedicação e o compromisso de todos que integram o corpo docente participante do programa cuja carga horária até então se evidencia muito aquém do trabalho desenvolvido: estudos, planejamentos, visitas às escolas parceiras, produção de materiais pedagógicos, produção de artigos com apresentação em eventos e artigos para publicação em livros, entre outras atividades”, reconhece.

Fonte: Assessoria