O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de tropas militares a pelo menos 120 cidades para garantir a ordem pública durante as eleições de 03 de outubro, informa a corte em seu site.

O TSE recebeu até agora 151 solicitações de cidades que pedem reforço de segurança da força federal para as eleições. Desses pedidos, 120 já foram aprovados.

Dos 151 municípios que solicitaram o envio de tropas, 106 estão localizados no Pará, estado com várias reservas indígenas, cidades isoladas e numerosos conflitos pela posse da terra entre fazendeiros, colonos e camponeses sem-terra.

Outros 25 municípios que pediram reforços também estão em estados amazônicos: Amazonas (11), Rondônia (10), Tocantins (3) e Amapá (1). As outras 20 cidades são do Rio Grande do Norte.

A maioria das solicitações busca garantir a segurança em aldeias indígenas às quais serão enviadas urnas eleitorais, mas onde não há força policial.

“Os pedidos estão sendo analisados em sessões administrativas pelo Plenário do TSE. A requisição de força federal está prevista no Código Eleitoral (Lei 4737/65, artigo 23, inciso XIV) e pode ser solicitada ao TSE para garantir o cumprimento da lei e uma tranquila votação e apuração dos resultados”, destaca a nota do TSE.

Cerca de 135,8 milhões de eleitores estão convocados às urnas para votar nas eleições de 3 de outubro.