O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou que deseja encontrar pontos em comum com os republicanos, que conseguiram vit[orias importantes no Congresso nas eleicoes legislativas, para que os Estados Unidos possam avançar, informou a Casa Branca.

Obama ligou para o líder republicano John Boehner, que deve ser o próximo presidente da Câmara de Representantes, para afirmar que “espera trabalhar com ele e com os republicanos para encontrar pontos em comum, fazer o país avançar e alcançar conquistas para os americanos”, disse um comunicado da presidência.

Em uma eleição marcada pelo descontentamento dos eleitores com a situação econômica, a oposição republicana obteve maioria na Câmara de Representantes, mas não conseguiu o mesmo no Senado, apesar de saírem fortalecidos, segundo as projeções eleitorais.

O novo panorama do Congresso deve dificultar para Obama a aprovação de mudanças nas políticas tributária, de energia e na imigração, além das medidas para continuar o combate à crise econômica.

2012
O resultado também promete mudar o panorama das eleições presidenciais de 2012, em que Obama deve tentar a reeleição.

Apesar de que vai encarar uma vida mais difícil na negociação com o Congresso, Obama pode ser favorecido, uma vez que pode fazer campanha criticando os republicanos.

Já os conservadores, acuados depois da vitória de Obama, voltam a ter cacife para tentar suceder o democrata.