A 40ª Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados – chamada Cúpula Ñandeva, que na língua indígena significa “Todos Nós” – irá se reunir no dia 17 de dezembro, em Foz do Iguaçu. O evento contará com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva, da presidenta eleita Dilma Roussef, do governador Orlando Pessuti e de mais 12 chefes de Estado da América do Sul.

Também participarão do evento os diretores da Itaipu Binacional, Jorge Samek, representante brasileiro, e Gustavo Codas Friedmann, do lado Paraguaio, além do secretário-chefe da Casa Civil do Paraná, Nei Caldas, e do secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Santiago Gallo e mais 34 chanceleres.

Esta será a primeira vez que o Paraná sedia uma reunião de cúpula do Mercosul. Segundo Gallo, coordenador estadual para o evento, a escolha pelo Paraná é um reconhecimento que o Mercosul dá ao Estado por ser o único da Federação que tem uma política pública orientada ao Mercosul, desde 2003.

“Esta política é transversal e multidisciplinar porque contempla áreas como educação, cultura, ciência e tecnologia, turismo, indústria, cooperação internacional. A escolha do local por Itaipu se deu porque é o mais bem sucedido projeto de integração física da América Latina, onde Brasil e Paraguai produzem o que é mais essencial para o desenvolvimento: a energia limpa e renovável”, disse Gallo.

Antecedendo à reunião de cúpula dos presidentes do Mercosul, será realizada a Reunião da Cúpula Social do Mercosul, entre os dias 13 e 16 de dezembro, no Parque Tecnológico de Itaipu, também em Foz do Iguaçu. Este evento deve reunir cerca de mil representantes de movimentos das minorias, como negros, indígenas, mulheres e deficientes.