De olho no aumento da conta de energia e no consumo a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) prevê um aumento de 13% no consumo de energia durante o veraneio em relação ao mesmo período do ano passado. Os maiores aumentos são registrados de novembro a janeiro, com índices de 10,13% (novembro e dezembro) e de 13,03% (janeiro/2011). Em fevereiro, a diferença fica menos acentuada: 8,68% a mais que os valores de fevereiro de 2010.
Dado o prognóstico, a Cosern alerta a população para que utilize energia de forma consciente durante o período. O aumento no consumo de energia elétrica no Estado durante este período é atribuído ao crescimento da produção industrial e comercial, que normalmente se intensifica no final do ano, além do estimulo verificado no período natalino quando os clientes adquirem novos eletrodomésticos e utilizam decoração que precisa do uso de energia elétrica.
Para os clientes residenciais, além da elevação da temperatura que faz com que os consumidores utilizem mais eletrodomésticos como ar-condicionado, ventilador, freezer, dentre outros, o crescimento também é motivado pela permanência dos filhos nas residências devido ao período de férias escolares, isto faz crescer o uso de aparelhos eletrônicos como televisão e computadores.
O calor por si só  já faz aumentar de forma considerávelo uso de eletrodomésticos e as férias redobram ainda mais o consumo. Por isso é bom ficar de olho no desperdício para não pagar uma continha bem salgada no final do mês.