Em 2010, a Petrobras conseguiu o maior lucro da sua história: 35,2 bilhões de reais, 17% maior que o apurado em 2009. O recorde anterior havia sido atingido em 2008, quando a empresa teve ganho de 33 bilhões de reais.

Segundo o diretor financeiro e de relações com investidores da companhia, Almir Guilherme Barbassa, aumento da lucratividade decorreu da maior demanda por derivados e gás natural no mercado interno, com destaque para o crescimento das vendas de óleo diesel (9%), gasolina (17%), e gás natural (33%). A valorização do real ante o dólar também impactou de maneira significativa a contabilidade da empresa, com ganhos que corresponderam a 2,7 bilhões de reais.

Os investimentos da petrolífera no ano passado somaram 76,4 milhões de reais, 86% do que estava previsto para o período, mas ainda assim com elevação de 8% em relação ao verificado em 2009. Os recursos foram destinados, prioritariamente, para a ampliação da capacidade de produção de petróleo e gás natural, além de melhorias no parque de refino.

Para este ano, a expectativa é que a empresa invista 93,6 milhões de reais. A meta da Petrobras para a produção de líquidos no Brasil em 2011 é de 2,1 milhões de barris/dia e a perfuração de 60 novos poços, acrescentou Barbassa.

“Sinto plena satisfação com os resultados de 2010 da Petrobras. E pagaremos dividendos recordes aos acionistas, de 11,7 bilhões de reais, cerca de 35% do resultado do ano”, garantiu o executivo.

Fonte: Veja