As promessas de Vilma de Faria acabaram por cair no colo do Governo Rosalba. Com a aprovação dos reajustes salariais, o pagamento dos mesmos estavam previstos para pagamento em 2011. Com intenção ou não, o fato é que cabe ao atual governo cumprir com essas responsabilidades.

Os professores querem a revisão do Plano de Carreira do Magistério e a implementação da tabela de salários. “A pretensa qualidade do ensino no Estado tem que considerar a necessidade de melhores salários para a categoria”, defendeu Cardoso.

Betânia Ramalho detalhou três situações que impedem o Governo do Estado a atender às reivindicações do Sinte.

Primeiro ponto: a Lei do Piso Nacional, aprovado pelo Supremo Tribunal Federal, poderá não ser pago em falta de dotação orçamentária dos estados e municípios no momento.

Segundo ponto: Aprovado pelo governo Wilma/Iberê, o teto inicial dos professores, ao invés de ser R$ 890,00, que é o teto do Piso Nacional para 30 horas, passa para R$ 1.530 para início em nível médio. A lei foi aprovada no governo Wilma, mas não foi honrada pelo mesmo.

Terceiro ponto: A Lei de Responsabilidade Fiscal impede o Estado de fazer qualquer acordo salarial.

“Perdemos a paciência com o Governo do Estado porque ele trata o magistério de forma diferenciada”, queixou-se Fátima Cardoso. Este ano o piso dos professores deve passar de R$ 1.187,00 (40 horas) e para R$ 890,00 (30 horas), de acordo com o Piso Nacional, ou seja, um aumento real de 34%. Já o SINTE quer um aumento de 230%.

A secretária de Educação, Betânia Leite Ramalho, quer negociar sem greve. “Não dá para negociar com os alunos fora da sala de aula. Precisamos sentar com o Sindicato para construir as saídas”, disse.

Fátima Cardoso disse que a greve é uma forma legítima da categoria cobrar do Governo do Estado sua reivindicações. Ela espera que a governadora Rosalba Ciarlini equipare os salários do magistério ao conjunto das outras categorias do Estado, como Emater, Casa Civil, Fundação José Augusto que hoje recebem R$ 1.539,00 (nível médio), e R$ 2.550,00 (nível superior).