O Plano de Segurança do Mossoró Cidade Junina será apresentado dia 26 de maio, às 10h, no Centro Administrativo. As estratégias de atuação dos profissionais foram discutidas na manhã desta quarta feira, 18, no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, durante encontro que reuniu todos os representantes das instituições responsáveis pela segurança do evento.

De acordo com o comandante da Guarda Civil, Osnildo Morais, a reunião foi bastante proveitosa e ocorreu dentro do que estava previsto. Participaram das discussões representantes da Polícia Militar, Civil, Gerência de Trânsito, Departamento de Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Agente de proteção entre outros. Na ocasião, os participantes apontaram algumas dificuldades enfrentadas em edições anteriores como forma de evitar que estas sejam repetidas este ano.

Para edição 2011, todas ações para garantir a tranqüilidade da festa serão ampliadas. Osnildo cita o sistemas de câmeras, o policiamento e número de agentes de trânsito que será intensificado. Ele destaca ainda que, a segurança é o ponto mais importante da festa. “Até por recomendação da prefeita Fafá Rosado, a segurança do Mossoró Cidade Junina é um dos itens mais importante e que deve ser bem trabalhado”, declara.

O comandante ressalta ainda que, mesmo o evento já estando consolidado o trabalho nesse sentido deve ser reforçado todo ano. “Considerando que o evento, também, cresce a cada edição”, completa. Dentro dessa preocupação, até o início do evento, todas as autoridades envolvidas na segurança manterão em prática o ciclo de reuniões setoriais no sentido de planejar com bastante cautela os planos de atuação.

Durante o encontro de apresentação do Plano, dia 26, a sociedade em geral pode participar. Para esse momento a Prefeitura de Mossoró convoca ainda os barraqueiros, representantes de empresas de ônibus, moto-taxista e demais pessoas que direta ou indiretamente participam da festa. Conforme explicou o comandante a importância dos barraqueiros, por exemplo, participar da reunião, é que eles terão conhecimento das normas que ajudarão na segurança da festa. Finalizando que a mesma importância é atribuída aos representantes de empresas de ônibus.

Fonte: www.mossorocidadejunina.com.br