Por Paty Fonte

“A motivação é fator que influencia o desenvolvimento: se a motivação é grande, a criança irá se esforçar para fazer as coisas mais complexas.” (FRIEDMANN, p. 66, 1996)

A aprendizagem depende da motivação, do interesse e da necessidade da criança. Para que haja desenvolvimento afetivo e cognitivo, deve-se encorajar a criança à autonomia e pensamento crítico, levando em consideração o fato de o desenvolvimento depender do equilíbrio afetivo.

A motivação é um conjunto de variáveis que ativam a conduta e a orientam em determinado sentido para poder alcançar um objetivo. Refere-se às forças que agem sobre um organismo, ou dentro dele, para iniciar e direcionar o comportamento.

Quando a sociedade não oferece muitas saídas aos jovens e as perspectivas de encontrar trabalho ao sair da escola são poucas, parece que toda a responsabilidade de motivar os alunos recai nos professores. A tarefa não é fácil, mas é necessária.

Um importante grupo de decisões diz respeito as que o professor toma durante o desenvolvimento de uma aula ao interagir com os alunos. Muitas decisões têm importância na criação ou manutenção da motivação dos alunos.

Se um professor não está motivado, se não exerce de forma satisfatória sua profissão, é muito difícil que seja capaz de comunicar a seus alunos entusiasmo, interesse pelas tarefas escolares; é definitivamente, muito difícil que seja capaz de motivá-los.

No caso dos professores do ensino fundamental, parecem escassos os conhecimentos das diferentes áreas e muito limitados os do campo psicopedagógico. Deveria incluir a formação necessária para que o professor seja capaz de motivar seus alunos.

É preciso valorizar o ofício de professor. O governo, as escolas e os próprios professores devem considerar isso o objeto primordial. Caso contrário, encontraremos professores cada vez mais desmotivados que não serão psicologicamente capazes sequer de abordar o problema da motivação de seus alunos.

Os processos de ensino-aprendizagem são satisfatórios quando se estabelece uma conexão, uma sintonia entre o professor e os alunos, uma cumplicidade. Às vezes se diz que o mais motivador para um aluno é ter um bom professor. Também se diz que um bom professor é aquele que sabe motivar seus alunos.

Conhecer a fundo a matéria que ensinamos e vibrar com ela é indispensável para comunicar aos alunos a motivação que se costuma considerar mais valiosa do ponto de vista pedagógico: a motivação intrínseca. Nesse sentido, é necessária uma formação permanente, já que é importante que os professores falem dos temas da atualidade, os quais interessam a nossos alunos.