A Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência (SAE) divulga, nesta segunda-feira (8/8), um estudo detalhado do perfil da classe média brasileira. O lançamento será feito durante o seminário Políticas Públicas para a nova Classe Média, em Brasília, que contará com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, e do ministro da SAE, Moreira Franco.

O objetivo da pesquisa e do seminário, que reunirá autoridades e especialistas no tema, é subsidiar a criação de políticas para o setor, de forma a impedir o retorno dessas pessoas à pobreza.

O levantamento, que será disponibilizado na internet (www.sae.gov.br/novaclassemedia), vai apresentar as características pessoais (sexo, faixa etária, raça) e educacionais (anos de estudo, taxa de analfabetismo, entre outros) sobre as classes baixa, média e alta no país, demonstrando a evolução no perfil desses estratos sociais de 1999 até 2009. Pela pesquisa, também será possível conhecer a participação desses setores no mercado de trabalho e de consumo nos últimos 10 anos.

Além dos dados nacionais, o estudo permite ao cidadão ter acesso às informações sobre as características da classe média nas cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Também é possível conhecer a distribuição da população de cada uma das 27 unidades da federação entre as três classes de renda, bem como a participação do estado em cada um dos estratos sociais.