O ministro do Turismo, Gastão Vieira, apresenta agora em Paris (França) estudo da pasta que aponta o turismo como responsável de 3,6% da produção total da economia brasileira – e 7,1% do total de valor adicionado pelo setor de serviços. Os dados, a que o Valor teve acesso, fazem parte da pesquisa “Turismo, uma perspectiva macroeconômica”, produzidos por técnicos do ministério e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Vieira participa do encontro entre os ministros de turismo das 20 maiores economias do mundo, o “T-20”. No discurso que o ministro fará dentro de instantes, ele aponta para a falta de maiores informações quantitativas do setor no Brasil, que poderiam auxiliar empresários e governo na formação de políticas públicas.

Além disso, haverá por parte de Vieira uma demonstração de empenho, perante seus pares do mundo rico, para ampliar a atividade no país.

Segundo a pesquisa, o valor da produção das “atividades características de turismo”, de acordo com a denominação do IBGE, foi de R$ 168,8 bilhões (3,6% do total da produção) em 2007. Para técnicos do Ministério do Turismo, os valores “aumentaram muito” nos últimos quatro anos, mas o Produto Interno Bruto (PIB) também, o que deixa o patamar de 3,6% de participação do turismo no total da produção nacional, de 2007, “muito próximo” do patamar ocupado pelo setor neste ano.