Milhares de italianos se concentraram nesta noite de sábado em frente as sedes do Parlamento e da Presidência da República, ambas em Roma, para comemorar a renúncia oficial do primeiro-ministro, Silvio Berlusconi. Gritos de “Liberdade, liberdade” e “Viva Itália” eram ouvidos na Praça Quirinale, sede da Presidência da República, depois que Berlusconi entregou a renúncia ao presidente Giorgio Napolitano. O agora ex-primeiro-ministro deixou seu cargo às 18h45 (horário de Brasília).

A multidão de italianos, que tinha se deslocado para pedir a renúncia de Berlusconi, ficou para acompanhar de perto esse momento histórico e cumprimentar Napolitano por seu trabalho na transição política da Itália.

No local, era possível ver inúmeros pedestres e motoristas festejando o acontecimento com bandeiras da Itália e ao som de incansáveis buzinas. Annalisa Carrese declarou que este é “um momento histórico” e que os italianos “devem festejar em grande estilo”.

As manifestações de alegria se misturaram também com insultos ao agora ex-primeiro-ministro, que foi chamado de “ladrão” e “palhaço”, além dos gritos de “prisão, prisão”. Logo após a confirmação da saída de Berlusconi, as ruas da capital italiana foram tomadas pela população. Formando trenzinhos e dançando conga, os italianos aplaudiam e comemoravam a oficialização da esperada renúncia de Berlusconi.

Fonte: Terra