Por Anderson Luís

A ONU, Organização das Nações Unidas realizou uma pesquisa justamente no sentido de descobrir quais as competências mais comuns entre os empreendedores de sucesso. Foram enumeradas 10 características que todos os entrevistados possuíam em comum, vejamos:

1- Busca de oportunidades e iniciativa: O novo empreendedor deve buscar aproveitar oportunidades fora do comum, inovar, fazer diferente do seu concorrente, começando pequeno mas agindo para crescer;

2- Correr Riscos Calculados: Todo empreendimento incorre em certos riscos. A diferença entre o sucesso e o fracasso pode estar na avaliação prévia que o empreendedor faz do seu novo negócio. Uma ferramenta fundamental para avaliar os riscos é sem dúvida o Plano de Negócios. Nele, o empreendedor poderá observar previamente as informações de todos os aspectos mercadológicos, financeiros e operacionais de sua empresa, antes do inicio das atividades, evitando riscos desnecessários e perdas financeiras;

3- Exigências de Qualidade e Eficiência: Oferecer ao consumidor produtos e serviços de qualidade deixou a muito tempo de ser um diferencial. Hoje, com a massificação das informações, o público está cada dia mais exigente e simplesmente descarta de sua lista aquelas empresas em que foi mal atendida e que não teve suas expectativas superadas. Por isso, para ter sucesso, é preciso que o empreendedor encontre uma maneira de fazer mais rápido, melhor e mais barato, estabelecendopadrões de qualidade que satisfaçam e excedem as expectativas do cliente;

4- Persistência: Em primeiro lugar o empreendedor deve assumir a responsabilidade pelo negócio, pelo desempenho necessário ao sucesso. Agir diante dos obstáculos que se apresentam no dia-a-dia, mudando a estratégia se necessário. Leva-se algum tempo para o retorno financeiro chegar, por issonão se deve perder o foco e traçar sempre metas e objetivos realistas;

5- Comprometimento: O empreendedor deve assumir pessoalmente o compromisso com o desempenho da empresa. Deve antes de tudo colaborar com os empregados e participar ativamente da rotina de sua empresa, sem centralizar demais, nem delegar de menos;

6- Busca de informações: Quanto mais informações o empresário tiver sobre o ramo em que vai atuar, maiores serão as chances de sucesso. Por esta razão, é importante dedicar tempo para buscar informações no mercado, pensar em novos produtos, analisar como anda a concorrência e os preços praticados e como anda a economia do país e da região. Também é interessante procurar ajuda de especialistas para obter dados técnicos, usar dados estatísticos, comparando resultados, buscando com tudo isso melhorar sempre;

7- Estabelece Metas: Uma forma de conduzir a gestão da empresa é traçar e buscar metas. Mas para gerar resultado elas devem ser mensuráveis e realistas. Muitas vezes os empreendedores fixam metas impossíveis de serem alcançadas, gerando stress e desmotivação em seus colaboradores.Metas precisam também ter significados pessoais, serem parte de uma visão de longo prazo;

8- Planejamento e Monitoramento Sistemático: Planejar e Monitorar deve ser uma constante na vida do empreendedor. Ao planejar, ele procura visualizar situações que podem lhe causar prejuízos ou vislumbrar oportunidades a serem aproveitadas. Monitoramento tem por objetivo identificar desvios do que foi planejado e com isso corrigir eventuais problemas. Utilizar ferramentas de informática para controlar por exemplo o fluxo diário de caixa, o volume de vendas, o giro do estoque e os índices de inadimplência são fundamentais para a tomada de decisões;

9- Persuasão e Rede de Contatos: Manter uma boa lista de contatos ajuda e em muito, a encontrar e aproveitar oportunidades de negócios. É importante então manter relações comerciais saudáveis com os fornecedores, clientes, funcionários e quem mais possa contribuir com a empresa. Também é importante desenvolver o poder de negociação, utilizar estratégias para influenciar positivamente os contatos, utilizando as peças chaves para atingir objetivos. É importante construir relações e não apenas vender. Workshops, palestras e feiras empresariais são excelentes locais para aumentar a rede de contatos;

10- Independência e Auto Confiança: Em todos os aspectos da vida, ter confiança em si mesmo é sem duvida fundamental para se atingir objetivos. Deve então o empreendedor expressar confiança em sua própria capacidade de realização, estar seguro de suas decisões, mantendo seu ponto de vista diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores.

Ninguém nasce empreendedor. O empreendedor de sucesso vai se construindo por meio das experiências diárias, por meio da busca de habilidades técnicas e gerenciais, por meio do desenvolvimento de comportamentos adequados e de novos aprendizados que vão abrindo caminho para o topo. O segredo para quem quer ser empreendedor é buscar constantemente ser melhor, em todos os aspectos.