Valdo Cruz

Saiu o dado tão temido pelo governo. O país andou de lado no terceiro trimestre deste ano. Zero de crescimento. Alguém vai dizer que pelo menos não houve retração. E que o resultado divulgado pelo IBGE é um olhar pelo retrovisor, já passou. Formas de escamotear a notícia negativa.

Fazendo uma leitura do que levou o país a desacelerar tanto assim, claro que a crise internacional em curso tem peso considerável. Não fosse ela o país deveria estar crescendo num ritmo mais satisfatório e não se arrastando neste final de ano.

Mas um olhar mais aprofundado no que aconteceu no Brasil desde o ano passado mostra que estamos pagando certo preço pela farra promovida pelo governo Lula no ano passado. A presidente Dilma jamais vai dizer isso, mesmo porque foi a beneficiada pela equação montada pelo petista, mas no último ano da era Lula o país poderia ter crescido um pouco menos, ter gastado menos e mesmo assim Dilma teria sido eleita.

Resultado desta farra foi que a inflação passou a crescer e crescer. Dilma foi obrigada a assumir apertando o cinto, seu Banco Central teve de subir os juros e seu Ministério da Fazenda começou a desmontar a série de benefícios concedidos no governo Lula para fazer a economia bombar.

Leia na íntegra