A cidade do Rio de Janeiro-RJ sediará nos próximos dias 26 e 27 de janeiro, a 3ª Capacitação do projeto “Telinha de Cinema nas Estações Digitais”. A formação visa apresentar a tecnologia social “Telinha de Cinema”, vencedora da edição 2009 do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, para educadores sociais do programa de inclusão digital da FBB.

A técnica premiada reforça processos de inclusão social e digital e utiliza telefones celulares para a disseminação de conteúdos diversos em forma de vídeos, concomitantemente a formação de redes sociais.

Representando o programa estação digital em Areia Branca, o educador social Carlos Alberto Júnior participará do curso que abordará conteúdos como linguagem visual e seu uso como ferramenta de protagonismo juvenil, diferentes formatos de gravação a partir do celular e programas de edição, além de transmissão ao vivo eonline das produções. Com o treinamento espera-se que os educadores sociais do programa de inclusão digital da Fundação conheçam mais sobre essa área de informática e possam utilizar o celular junto ao público com que atuam, facilitando a aprendizagem e tornando as aulas mais atrativas para os jovens.

“Recentemente participei de uma mostra sobre o projeto na cidade de Vitória e me interessei em aprofundar os conhecimentos para promover treinamento semelhante em Areia Branca. Espero aprender coisas novas para reaplicar a tecnologia social em nossa cidade e promover o protagonismo juvenil através das câmeras dos celulares” comenta Carlos Júnior sobre a importância do treinamento.

A capacitação é resultado da parceria entre a Fundação Banco do Brasil, a Organização não Governamental Programando o Futuro e a instituição Casa da Árvore, criadora da tecnologia social “Telinha de Cinema”.

O Projeto Estação Digital em Areia Branca é uma parceria entre organizações não governamentais e Fundação Banco do Brasil apoiada pela prefeitura municipal e por algumas empresas do setor privado que visa a inclusão digital e social por meio da tecnologia, promovendo de cursos de informática e o acesso a internet.

Por Cláudia Moreira