# # Henrique  Alves na Berlinda

A presidente Dilma Rousseff está disposta a comprar outras brigas com o PMDB, mesmo depois da insatisfação do seu principal aliado com as mudanças promovidas pelo governo no Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) e na Fundação Nacional da Saúde (Funasa).A pergunta que não quer calar: Com a mudança na direção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) não pode respingar no Rio Grande do Norte? Cujo diretor é o ex-prefeito de Caicó, Roberto Germano, indicado pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) que anda de relações estremecidas com Dilma? Haverá mudança aqui também? O PT do RN se lambe por esse cargo, viu?

O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, o deputado federal Henrique Eduardo Alves, confirmou que a indicação do novo diretor geral do DNOCS será feita pelo PMDB do Rio Grande do Norte.“A indicação será nossa”, destacou. O peemedebista considerou “absurdo” o relatório da Controladoria Geral da União que apontou supostas ilegalidades cometidas em obras do DNOCS. Henrique Eduardo Alves afirmou que a atenção se volta agora para o Tribunal de Contas da União que deverá trazer um posicionamento sobre as denúncias feitas pela CGU. “Vamos aguardar o TCU, é questão de honra”, completou.

O deputado federal lembrou que foi procurado pelo ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho que confirmou a reformulação total que será feita no órgão, inclusive com mudanças não apenas no DNOCS, mas também na Sudene e Sudam. “Será uma completa reestruturação, mas o espaço do Rio Grande do Norte será respeitado”, destacou.

# # Dilma Rousseff freiou o PMDB

O Último Segundo destaca que, mesmo com um lugar na vice-presidência da República, o PMDB diminui cada vez mais de tamanho no governo da presidenta Dilma Rousseff. Sem levar ameaças em conta, ela amplia a estratégia de tomar espaços de poder de lideranças do maior partido do País, que detém a maior bancada do Senado, a segunda maior na Câmara e o maior número de prefeito.A última vítima foi o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). Há uma semana ele tentava evitar a demissão de Elias Fernandes, seu afilhado político, da direção geral do Departamento Nacional de Obras contra Secas (Dnocs). Provável candidato a presidente da Câmara em 2013, Alves acabou vencido.

A próxima vítima tem tudo para ser o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL). Ele é responsável pela indicação do ex-senador Sérgio Machado na presidência da Transpetro, uma empresa estatal subsidiária da Petrobras. Com a troca de comando na Presidência da companhia de petróleo — saiu José Sérgio Gabrielli e entrou Maria das Graças Foster – Dilma sinalizou que fará muitas mudanças na empresa.

– Mais do que diminuir de tamanho, perdendo cargos, o PMDB está é perdendo grana, fontes de arrecadação, com estas demissões promovidas pela Dilma.A frase é do ex-deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), que questionou se o movimento visa só o esvaziamento do PMDB, ou também a substituição dos quadros por petistas.

# # Sucessão em Mossoró

Todos quantos acreditaram, defenderam e até torceram desesperadamente por uma divisão entre a prefeita Fafá Rosado e a governadora Rosalba Ciarlini, terão uma grande decepção, pois não vai acontecer,quando for anunciado o nome do candidato – ou não seria candidata? – a prefeito de Mossoró, nas eleições de 2012. Foi pregado nos quatro cantos da cidade por parte da oposição que Fafá e Rosalba estariam em palanques opostos.
A decisão de Fafá e Rosalba e, avalizada pelas demais lideranças do sistema político que governa o município de Mossoró e o Estado do Rio Grande do Norte  projetando uma grande vitória não somente agora em 2012 mais em anos vindouros.

Detalhes como o de em caso de uma eleição de Ruth Ciarlini para prefeito – com uma eventual renúncia da prefeita Fafá Rosado -, o grupo precisará de uma reserva para 2016, para a nova disputa da Prefeitura de Mossoró, já que a atual vice-prefeita não poderia disputar uma reeleição, tudo isso está sendo medido a régua e com,passo. O que acontecerá dentro dos próximos meses ou próximas semanas ainda não está definido, mas é fato que o futuro político da eleição de Mossoró terá o seguinte quadro: o PSB com Larissa Rosado, o PT com Josivan Barbosa e o governismo com um candidato de consenso entre a prefeita Fafá Rosado e a governadora Rosalba Ciarlini. Deverão sair dos cargos que ocupam para disputar um mandato eletivo: Francisco Carlos(PV),Alex Moacir(PMDB) e Izabel Montenegro(PMDB). Aguardemos…

# # Efeito bumerangue
Desafiada pelo líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves (RN), Dilma Roussef não só antecipou a demissão de seu apadrinhado Elias Fernandes (ex-Dnocs) como sinalizou que a crise com o principal partido da base aliada pode se alastrar para o Senado.
Ontem, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) teve de entrar em campo para acalmar peemedebistas, informados de que o próximo da lista de degola seria Sérgio Machado (Transpetro), da cota de Renan Calheiros (AL).Em conversas reservadas no Planalto, a presidente expressou indignação com a incontinência verbal de Alves, um dos capitães do time do vice, Michel Temer.