Uma pane elétrica tirou do ar o sistema das lotéricas da Caixa Econômica Federal. A pane ocorre no dia do sorteio da Mega-Sena, que tem o maior prêmio entre as loterias do país. Devido ao problema, o banco resolveu adiar o sorteio, que deveria ter sido feito às 20h, até a Caixa conseguir fechar a arrecadação do prêmio.

O sorteio, feito pelo caminhão da sorte, é independente do sistema. Entretanto, sem o resultado da arrecadação, não é possível definir o valor da premiação.

A pane também afetou a rede de agências do banco nas regiões Norte e Nordeste. Nesse caso, o problema pode ter prejudicado correntistas que tentaram movimentar o dinheiro ou pagar contas, além de trabalhadores que foram sacar benefícios como o seguro-desemprego ou o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.O resultado da loteria federal ocorreu normalmente.

Além disso, nesta quarta-feira houve o pagamento de aposentadorias e pensões para parte dos segurados que recebem até um salário mínimo do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Segundo a Caixa, o problema decorreu de uma sobrecarga na rede pública de energia elétrica em Brasília, às 15h55, que prejudicou o centro de processamento de dados do banco.

Os serviços nas lotéricas, incluindo São Paulo, ainda continua prejudicado.No Norte e no Nordeste, o autoatendimento e as agências do banco ficaram indisponíveis entre 16h e 18h30.

Responsável pelo sorteio da Mega-Sena, a Caixa Econômica Federal anunciou que irá realizar o sorteio do concurso 1.367 da loteria às 11h desta quinta-feira (1º). A informação foi confirmada depois que uma pane elétrica impossibilitou a realização do sorteio na noite desta quarta-feira (29).

Os sorteios da Mega-Sena costumam acontecer sempre nas noites de quarta e sábado, mas uma sobrecarga de energia em Brasília, às 15h55 desta quarta-feira, afetou todos os sistemas de apostas das lotéricas, inviabilizando a contabilização total delas.