Representantes da missão diplomática norte-americana no Brasil anunciaram nesta segunda-feira que os EUA estão prontos para implementar um projeto-piloto para agilizar a passagem de brasileiros pela imigração dos EUA

De acordo com o consulado dos EUA, o programa conhecido como Global Entry (GEP), ou “Viajante Confiável”, permitirá que viajantes cadastrados e aprovados para integrar o programa evitem a fila de controle de passaporte em 20 aeroportos norte-americanos. A implementação desse projeto ainda depende de aprovação do governo brasileiro e não há uma data oficial para o início do programa.

O GEP é um programa do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA e hoje está disponível para norte-americanos, holandeses e mexicanos. Para se inscrever no programa, o passageiro precisa se cadastrar no Sistema Global Online de Inscrição (Goes).

O acordo com o Brasil envolve também facilitar a entrada de americanos no País. Para isso, os EUA esperam que até as Olimpíadas os aeroportos brasileiros tenham as cabines Global Entry. A estimativa é que o sistema reduza em 70% o tempo em filas de processo alfandegário. Porém, como há uma taxa de US$100 para participar do programa, não é recomendado para pessoas que viajam apenas uma vez por ano para os EUA.(IG)