Ministro assina contrato para a construção de terminal de passageiros de porto do RN.

O ministro da Secretaria dos Portos, Leônidas Cristino, assinou, nesta terça-feira (3), contrato para a construção do novo Terminal de Passageiros do Porto de Natal. A obra, licitada em R$ 49 milhões, será viabilizada com investimento da Secretaria de Portos (SEP), por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Copa).

O ato foi realizado no gabinete do ministro com a presença de representantes da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), da empresa Constremac e da deputada federal Sandra Rosado (PSB-RN), que participou da articulação junto à Secretaria dos Portos. A assinatura da ordem de serviço está agendada para o próximo dia 16, em Natal.

O terminal ocupará uma área total de 5 mil m² e terá capacidade para receber 3 mil passageiros. O projeto prevê a ampliação do cais e a construção de um prédio com dois pavimentos, de um dolfim para a amarração das embarcações, restaurantes e mirante. Também está prevista a revitalização da rua Chile. A CODERN estima que o novo terminal vai gerar 200 empregos diretos e 400 indiretos.

Sandra Rosado comemorou a assinatura do contrato. Para ela, a obra atende a uma antiga demanda do estado, com o crescimento do turismo na região. “Natal se tornou um dos principais destinos turísticos do Nordeste, o que obriga a construção de instalações adequadas para recepção e atendimento dessas pessoas, com espaços para todos os órgãos federais e estaduais ligados às operações portuárias. Estamos ansiosos para a conclusão das obras”, declarou. Segundo Sandra, todo bairro portuário será beneficiado com o terminal.

Por meio do PAC Copa, o Governo Federal realizará investimentos na modernização dos sete portos brasileiros que receberão navios de passageiros como hotéis flutuantes durante a Copa de 2014 e as Olimpíadas em 2016. Além de Natal, receberão investimentos Salvador, Recife, Fortaleza, Santos, Rio de Janeiro e Manaus.