Sandra Rosado vai investigar casos de exploração sexual de crianças e adolescentes

 

A líder do PSB na Câmara do Deputados, Sandra Rosado (RN), vai integrar a Comissão Parlamentar de Inquérito da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Instalada na semana passada, a CPI vai apurar denúncias sobre o turismo e exploração sexual de meninos e meninas. O prazo de funcionamento da comissão é de 120 dias.

“Sabemos que a violência sexual contra crianças e adolescentes é um problema mundial, mas vemos uma incidência muito alta desses casos no Nordeste brasileiro, fato que preocupa a todos nós”, destacou a deputada do Rio Grande do Norte. Para Sandra, a CPI deve trabalhar para identificar os gargalos que impedem a punição de culpados e fragilizam a proteção de crianças e jovens.

De acordo com a relatora da CPI, deputada Liliam Sá (PSD-RJ), os índices que revelam a exploração sexual de crianças e adolescentes aumentam no Brasil. “São 937 municípios com casos de exploração sexual de menores comprovada, o que representa 17% de todas as cidades do País”, ressaltou. Ela afirmou que o problema atinge especialmente meninas, mas também meninos.

Decisão do STJ – Os deputados da CPI manifestaram repúdio contra a recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de inocentar homem acusado de ter estuprado três crianças, todas de 12 anos, pelo fato de elas se prostituírem. O grupo deve se reunir com o presidente do STJ para abordar o problema.