Nico Rosberg contrariou todas as previsões possíveis sobre seu desempenho em ritmo de corrida em Xangai. Apesar de ter conquistado a pole com sobras, o alemão era considerado azarão na lista dos favoritos à vitória em solo chinês, já que o W03 era apontado como um carro pouco consistente com tanque cheio. Mas o que se viu foi exatamente o contrário, com Nico dominando com autoridade a corrida.

É bem verdade, também, que a estratégia foi fundamental para que Nico vencesse a prova. A Mercedes optou por adotar a tática de duas paradas para troca de pneus, que se mostrou muito eficiente com o alemão. Jenson Button e Lewis Hamilton optaram por três pit-stops cada, e ainda assim confirmaram a boa forma do McLaren MP4-27, completando o pódio em Xangai.

Por muito pouco Sebastian Vettel não belisca um pódio na China. Depois de ter largado só em 11º e ter caído para 15º ainda na segunda volta, o bicampeão do mundo fez uma corrida de recuperação e se valeu da tática de duas paradas para subir às primeiras posições, andando boa parte da corrida em segundo. Mas o desgaste dos pneus lhe tirou muitas colocações e o fez cair de segundo para quinto. À sua frente terminou Mark Webber, seu companheiro de equipe, que seguiu a dupla da McLaren e adotou a estratégia de três pit-stops.

Romain Grosjean também fez boa prova na China ao terminar em sexto, seguido por Bruno Senna, outro que obteve grande performance mesmo parando apenas duas vezes para trocar pneu em Xangai. O brasileiro, que pontuou pela segunda vez na temporada, finalizou a prova logo à frente de Pastor Maldonado. Vencedor do GP da Malásia, Fernando Alonso voltou à dura realidade e teve de se contentar apenas com o nono lugar. Kamui Kobayashi, que chegou a ser apontado como um dos favoritos à vitória, conseguiu marcar um ponto após travar intenso duelo com seu companheiro de Sauber, Sergio Pérez.

Felipe Massa bem que tentou, ficou perto de marcar seu primeiro ponto na temporada, mas não conseguiu passar do 13º posto na China.

Nas voltas finais do Grande Prêmio da China, a briga se intensificou pelas posições do 9º ao 12º lugar, especialmente entre Kobayashi e Sérgio Perez. Na frente, Rosberg se manteve impecavelmente na primeira colocação, beneficiando pela falta de poder de ataque de Jenson Button, que perdeu segundos importantes em um erro de pit-stop da McLaren. O britânico precisou se importar mais com a segunda colocação, em confronto com Sebastian Vettel.

O atual campeã da Fórmula 1 não conseguiu reerguer a Red Bull em 2012: acabou derrotado e ultrapassado também por Lewis Hamilton. Enquanto Rosberg completou com tranquilidade o GP da China, as duas McLarens determinaram a segunda colocação para Jenson Button, com Hamilton no terceiro lugar.

 

Confira a classificação final do GP da China

 1. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1h36min26s929

2. Jenson Button (ING/McLaren) – a 20s626

3. Lewis Hamilton (ING/McLaren) – a 26s012

4. Mark Webber (AUS/Red Bull) – a 27s924

5. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – a 30s483

6. Romain Grosjean (FRA/Lotus) – a 31s491

7. Bruno Senna (BRA/Williams) – a 34s597

8. Pastor Maldonado (VEN/Williams) – a 35s643

9. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 37s256

10. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) – a 38s720

11. Sergio Pérez (MEX/Sauber) – a 41s066

12. Paul Di Resta (ESC/Force India) – a 42s273

13. Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 42s700

14. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – a 50s500