O professor e pesquisador da Faculdade de Ciências Humanas do Recife – ESUDA, doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, Pedro Paulo Procópio, lança nesta sexta-feira (27)l, no Centro de Formação Celso Daniel, anexo ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em São Bernardo do Campo (SP), o seu livro “O Brasil Emergente nas Páginas de The Economist: Relações Entre Economia e Discurso no Governo Lula”.

 

A obra, baseada em sua tese de doutorado, analisa ao longo de quatro capítulos as diferentes “falas” do jornal britânico The Economist em relação à saúde financeira do país ao longo dos oito anos em que Lula foi presidente. O estudioso demonstra através da teoria da Análise de Discurso os diferentes “olhares” da publicação considerada por muitos especialistas a bíblia do liberalismo mundial, em relação ao ex-Chefe de Estado.

 

O professor Pedro Paulo Procópio reflete os porquês de o jornal afugentar investidores interessados no Brasil nos primeiros momentos do Governo do ex-líder sindical e posteriormente sugerir que a atual presidenta, Dilma Rouseff, dê continuidade à sua política e seja tão sábia quanto “Mr. Lula da Silva”. Para o The Economist é um “ótimo momento para ser brasileiro…” E o conjunto de discursos analisado pelo autor parece não deixar dúvidas a esse respeito.

Fonte: Blog do Jamildo