O candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, José Serra, ganhou nesta segunda-feira o apoio do PR. A aliança traz ao tucano um minuto e trinta e cinco segundos a mais na propaganda eleitoral no rádio e televisão e pelo menos um forte puxador de votos: o deputado federal Tiririca, aquele do ‘pior que tá não fica’ – campeão das urnas na última eleição. Para conviver com seu mais novo cabo eleitoral, porém, o sempre sério José Serra terá de treinar um pouco de jogo de cintura. Afinal, Tiririca é um palhaço de profissão e, portanto, dado a fazer piadinhas. Hoje, perguntado sobre o que havia achado do seu novo candidato a prefeito, Tiririca saiu-se com uma delas: “Ainda bem que não é concurso de beleza. Se fosse, ele estava perdido, né?”

 

O palhaço – “o único por profissão no Congresso”, como gosta de ressaltar Tiririca – disse ter tido uma boa impressão do candidato e estar muito disposto a pedir votos. Ofereceu seus préstimos até para ajudar a equipe de comunicação a criar um bom slogan para Serra. Os dois se conheceram no mesmo evento em que o PR ratificou o apoio ao tucano nas eleições municipais. O governador paulista, Geraldo Alckmin, e o prefeito da capital, Gilberto Kassab, participaram do encontro, na sede do PR.

Serra tampouco pareceu incomodado em se unir aos ex-aliados de Dilma. “A questão não é ideológica, mas em torno de um programa de governo e de um estilo de governar”, disse. “Quem vem para a minha campanha adere ao meu estilo de governar.” O tucano tem como costume pregar contra o fisiologismo na administração pública – e o PR rompeu com a presidente depois de ter negados seus pedidos por cargos na estrutura federal.

Apoio oficial – O prefeito Kassab e o governador Alckmin reservaram uma hora em meio ao expediente para prestar homenagens a José Serra e ao novo parceiro PR. Kassab saudou a “família do PR” e lembrou que é “um privilégio para a cidade de São Paulo ter um candidato da envergadura de Serra”. Alckmin, por sua vez, louvou o fato de PSDB e PR estarem agora “juntos nessa jornada cívica, em benefício da população”. “Não tenho dúvida de que Serra será instrumento de uma grande vitória”, afirmou o governador.