A gigante da informática Microsoft apresentou à imprensa nesta segunda-feira (18), em Los Angeles, o tablet Surface, que irá competir com o veterano iPad, da Apple, como informa a Agence France-Presse.

O diretor-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, descreveu o aparelho como um tablet que “trabalha e joga”.Surface também é o nome de um computador de mesa gigante com tela tátil que a Microsoft pretende introduzir no mercado para uso em restaurantes, comércios, bares e outros locais.

Um vídeo online com a demonstração do tablet, publicado no microsoft.com/surface/ afirma que o produto estará em breve no mercado.

“É uma comunidade de computadores da Microsoft completamente nova”, disse Ballmer. “Encarna a noção de que ‘hardware’ e ‘software’ se impulsionam mutuamente para frente”.

A versão do tablet Surface com o sistema operacional RT mede 9,3 milímetros de largura e pesa 676 gramas. Tem uma tela tátil de alta definição de 10,6 polegadas (26,9 centímetros) e terá 32 e 64 gigas de memória, segundo a Microsoft.Outro modelo, com o sistema operacional Windows 8 Pro, mede 13,5 milímetros de largura, pesa 903 gramas e estará disponível em versões de 64 e 128 gigabytes.