‘Se está pensando em comprar geladeira, aproveite que pode ser a última oportunidade’, disse o ministro.

Linha de montagem de máquinas de lavar da Whirlpool, unidade de eletrodomésticos. IPI reduzido vale só atá sábado (Gustavo Magnusson)

Conforme o ministro da Fazenda, Guido Mantega, já tinha sinalizado, a redução do IPI (Imposto sobre Produto Industrializados) para a chamada linha branca não será prorrogada e deve terminar no próximo sábado (30). No entanto, a indústria pede nova prorrogação da medida, que está em vigor desde dezembro de 2011.

A medida mantinha a alíquota sobre os fogões está zerada – antes o IPI era de 4%. Para geladeiras, o imposto foi reduzido de 15% para 5%. Máquinas de lavar tiveram redução de IPI de 20% para 10%.

Na semana passada, Mantega já havia dito que as concessões fiscais “vencem no fim do mês” e que o governo não tem intenção em prorrogá-los. “Se você está pensando em comprar geladeira ou fogão, aproveite que pode ser a última oportunidade”, disse o ministro.

Indústria – O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula, pediu nesta quarta-feira ao Ministério da Fazenda que seja prorrogada a redução da alíquota do IPI para itens da linha branca.

“Imagine como ficará o consumo se vier a seguinte notícia: IPI volta a aumentar”, comentou Kiçula, após encontro com o secretário executivo do ministério da Fazenda, Nelson Barbosa.(Veja)