Com chuva ou com sol, só dá o espanhol. Perdoem-me a péssima rima, mas é impressionante o que Fernando Alonso está fazendo nesta temporada. Já são três vitórias na temporada mais equilibrada da história da Fórmula 1. Nos últimos três GPs foram duas vitórias e um segundo lugar (68 pontos de 75 possíveis). E com o triunfo na Alemanha, conseguido após largar na pole e fazer mais uma corrida perfeita, já abriu 34 de vantagem sobre o vice-líder, o australiano Mark Webber, da RBR, que chegou apenas em oitavo neste domingo em Hockenheim. Alguém aí ainda duvida que o espanhol é favoritíssimo ao tricampeonato? 2012 está com a cara de Alonso.

Hoje, o desempenho do espanhol foi excepcional: largou bem, manteve a ponta durante toda a primeira parte da prova e, mesmo quando pressionado primeiro por Sebastian Vettel e depois por Jenson Button, manteve a calma e a tranquilidade. Poupou os pneus e foi muito rápido no fim da corrida, quando abriu uma vantagem confortável novamente. Além da categoria de Alonso, quem também merece elogios é a Ferrari. Depois de começar o ano com o pior carro entre as equipes grandes, foi humilde, reconheceu as falhas e trabalhou duro na correção. Nesta fase do campeonato, divide o papel principal com a RBR, com a McLaren ameaçando reagir.

Em segundo… Bem, a segunda posição foi a grande polêmica da corrida em Hockenheim. Jenson Button, da McLaren, ficou com a posição após a decisão dos comissários da FIA, que puniram Sebastian Vettel, da RBR, com um acréscimo de 20 segundos ao seu tempo final na prova. O alemão ultrapassou o inglês usando a área de escape da curva 6, o hairpin, na penúltima volta, e não devolveu a posição. Por isso, acabou recebendo a sanção. Com o acréscimo de 20 segundos (equivalente a um drive through) a seu tempo, Vettel caiu para quinto. Kimi Raikkonen, da Lotus, ficou na terceira posição e Kamui Kobayashi, da Sauber, na quarta.

E os brasileiros também têm motivos para esquecer a corrida em Hockenheim. Após um sábado ruim e lugares apenas na sétima fila do grid, Felipe Massa e Bruno Senna acabaram com problemas na primeira volta da prova. Ambos se envolveram em acidentes: o piloto da Ferrari teve o bico de seu carro quebrado ao tocar na traseira da STR de Daniel Ricciardo logo na largada e ainda seria tocado por Romain Grosjean, da Lotus. Massa acabou apenas em 12º. Já Bruno foi fechado por Grosjean no hairpin e ficou em 17º. Pelo menos andou em um ritmo bem melhor que o do companheiro Pastor Maldonado, que largou em quinto e foi só o 15º no final.

Fonte: Globo Esporte.com