O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alterou na noite desta quinta-feira (23) o tempo de televisão e rádio de oito partidos na campanha eleitoral deste ano, como informa o G1. A decisão deve garantir uma vantagem de cerca de seis segundos ao candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, José Serra, sobre o postulante do PT ao cargo, Fernando Haddad.

Os ministros do TSE recalcularam o tamanho da bancada de todas as legendas que têm parlamentares na Câmara dos Deputados e identificou imprecisões com relação ao levantamento feito anteriormente. O número de deputados federais de cada partido serve como referência no cálculo da divisão do tempo de TV.

A nova contagem foi motivada por um questionamento de dirigentes do PR e do DEM. As duas siglas alegavam que a resolução aprovada no início de agosto pelo tribunal, que reduziu o tempo de TV do PSD, havia prejudicado as legendas.

Segundo a assessoria do TSE, a revisão do número de parlamentares mostrou que DEM, PR, PDT e PSB estavam com menos tempo de TV do que deveriam ter por conta de suas bancadas. Já PT, PSDB, PV e PT do B estavam com suas bancadas infladas.

O novo balanço deve alterar a propaganda eleitoral em diversos municípios. Em São Paulo, a coligação de Serra deve ganhar três segundos de TV e rádio.

Por outro lado, os partidos que apoiam o candidato petista, Fernando Haddad, devem perder três segundos, gerando uma diferença de seis segundos entre as duas chapas. Atualmente, os dois candidatos têm exatamente o mesmo tempo de propaganda: sete minutos, 39 segundos e 36 centésimos.

O TSE deve comunicar a mudança aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) na manhã desta sexta-feira (24). Segundo a assessoria do TRE de São Paulo, a nova conta deve ser implantada já na propaganda de sábado (25).