O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu reduzir o volume de viagens de campanha para priorizar as gravações de programas eleitorais de candidatos apoiados pelo PT, informou o Instituto Lula.Sua viagem neste domingo a Teresina (PI) foi cancelada. O veto partiu de sua equipe médica, afirmou o candidato petista a prefeito da cidade, o senador Wellington Dias (PT).

 

Segundo Dias, que já governou o Estado e está em terceiro lugar na corrida à prefeitura, o ex-presidente sentiu desconforto na garganta em recente encontro com a presidente Dilma Rousseff.No dia 31 passado, em Belo Horizonte, Lula fez seu primeiro comício depois do tratamento contra um câncer de laringe. Discursou somente por 13 minutos.

O comício funcionou como uma espécie de teste para saber das condições do ex-presidente para cumprir agenda por 17 cidades até o final do primeiro turno.“Lula estava com a presidente Dilma quando sentiu febre e sintomas de baixa imunização. Por causa disso, a equipe médica o aconselhou a cancelar a agenda de viagens”, disse Dias.

Na capital do Piauí, Lula participaria de carreata e de um comício. A coordenação da campanha de Dias chegou a divulgar um vídeo na TV convocando os teresinenses para recepcioná-lo.A assessoria do Instituto Lula disse que Lula não enfrenta problema de garganta e que a visita ao Piauí não estava confirmada.

 

A próxima avaliação médica, segundo o instituto, está prevista para novembro. Em outubro de 2011, Lula descobriu um câncer na laringe, passou por tratamento e foi liberado pelos médicos.“Em primeiro lugar está à saúde de Lula. O que ficou acertado é que, logo que se restabeleça, ele vai começar a agenda de campanha na Bahia”, disse Dias.A visita de Lula a Salvador está prevista para a próxima sexta-feira. Ele apoiará o candidato petista Nelson Pelegrino, que está atrás de ACM Neto (DEM) nas pesquisas.

Mossoró então ? Muito difícil a presença de Lula na cidade por mais que queiram… Mas nada é impossível. (Folha)