Postagens no Facebook podem, de alguma forma, alterar o curso da história? Muitos céticos em relação às redes sociais podem achar que não, mas o resultado de uma pesquisa que ilustra a capa da edição desta quinta (13) da Nature, uma das mais respeitadas revistas científicas do mundo, mostra que sim. Pelo menos no campo político, afirmam os autores do estudo, a propagação de mensagens virais tem efeitos muito claros na vida fora da internet.

Em um experimento realizado durante as eleições parlamentares dos Estados Unidos de 2010, os pesquisadores conseguiram, apenas com o uso das redes sociais, levar cerca de 340 mil pessoas às urnas. Essa é a primeira vez que se mede de maneira tão direta os efeitos que as ações on-line têm no universo off-line. O poder de convencer uma pessoa a agir de determinada forma, porém, depende muito da participação de amigos próximos a ela.

Como o eleitor americano não é obrigado a comparecer às seções eleitorais, os candidatos precisam, além de ganhar a preferência dos eleitores, convencê-los a sair de casa e ir às urnas. Para verificar se a web poderia ajudar nessa tarefa, os pesquisadores montaram um experimento social para as eleições de dois anos atrás. No dia da eleição, um aplicativo que convidava as pessoas a votar foi enviado a 61 milhões de usuários do Facebook. Além de lembrar sobre o pleito, o mecanismo também permitia que o internauta assinalasse que já tinha votado. A grande maioria das pessoas recebeu uma versão mais simples do aplicativo, enquanto 1% delas visualizou também uma lista de seus amigos que já tinham ido votar.