Na Semana Nacional do Trânsito, o Brasil tem pouco a comemorar em termos de combate à violência no trânsito e pouco se investiu no setor. Essa é a avaliação do líder do Democratas no Senado, José Agripino. “O Brasil está entupido de veículos e não se investe em estradas, avenidas. O país está andando sem planejamento e sem planejamento quem paga o pato é o cidadão, que fica com dificuldade de ir e vir. É assim em Natal, em São Paulo, e em diversas outras cidades brasileiras. É preciso investir urgentemente nas estradas e rodovias brasileiras”, ressaltou Agripino.

 

De acordo com o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), dos R$ 14 bilhões destinados ao Ministério dos Transportes para gasto com rodovias em 2012, pouco mais de R$ 1 bilhão foi usado.

“O governo baixa o IPI para que as pessoas possam comprar carros, mas não investe na infraestrutura. O país, inclusive, deixou de ser autossuficiente em petróleo e passou a importar gasolina por causa do número absurdo de carros nas ruas, mas não há estradas de qualidade para esses veículos circularem”, critica Agripino.

O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de mortes no trânsito: são 43 mil vítimas por ano. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil vive uma “epidemia” no que diz respeito às mortes envolvendo veículos. Este ano, o público-alvo da Semana Nacional de Trânsito, lançada na última terça-feira (18) e que segue até o próximo dia 25, é o jovem considerado o grupo de maior exposição ao risco de acidente.