A eleição de Mossoró está tecnicamente empatada. É o que mostram os números da segunda rodada de pesquisas do instituto Start, publicada na edição de ontem pelo CORREIO DA TARDE. De acordo com o levantamento, a diferença entre as duas candidatas está abaixo da margem de erro, o que aponta para um quadro a ser definido nos próximos dias. Com relação ao levantamento anterior, publicado no dia 22 de agosto, houve queda significa nas intenções de voto das candidatas Larissa Rosado e Cláudia Regina: de 8,2% na estimulada, caiu para 2,6%, enquanto na espontânea caiu de 10,9% para 3,1%. Em termos totais, a queda na estimulada foi de 5,6% e na espontânea de 7,6%.

A segunda pesquisa CORREIO DA TARDE/Start ouviu 550 pessoas entre os dias 15 e 16 deste mês em 26 bairros e comunidades rurais. São eles: Abolição, Aeroporto, Alto da Conceição, Alto de São Manoel, Belo Horizonte, Boa Vista, Bom Jardim, Centro, Conjunto Vingt Rosado, Conjunto Walfredo Gurgel, Costa e Silva, Dom Jaime Câmara, Doze Anos, Lagoa do Mato, Liberdade I, Nova Betânia, Paredões, Planalto 13 de Maio, Redenção, Santa Delmira, Santo Antônio, Barrinha, Alto do Xerém, Hipólito, Jucuri e Passagem de Pedras. A margem de erro é de 4,2% e a confiabilidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TER), sob o número 131/2012.

Definições

A pesquisa Start mostra que a campanha não apenas está empatada tecnicamente como aponta que o período de definições já chegou. A queda na vantagem de Larissa acirra a disputa e aponta que ganhará a disputa quem errar menos. E mais: ainda existem eleitores indecisos que podem decidir na reta final quem será o novo prefeito ou prefeita de Mossoró.

Estimulada

Nesta segunda rodada de pesquisa, o instituto Start aponta na pesquisa estimulada que Larissa Rosado está com 47,3%, contra 44,7% de Cláudia Regina. A estimulada é aquela em que o entrevistador mostra um disco com os nomes dos candidatos. O resultado dá uma vantagem, pró-Larissa, de 2,6%.

A pesquisa estimulada atual também mostrou o candidato Cinquentinha tem 1,1% das intenções de voto, contra 0,9% do professor Josué Moreira e 0,2% do professor Edinaldo Calixto. 4,9% disseram que votariam nulo, em branco ou não votaria e 0,9% se mostraram indecisos.

Espontânea

A pesquisa espontânea também mostra acirramento entre as candidatas Larissa Rosado e Cláudia Regina. De acordo com os números do instituto Start, Larissa apareceu na espontânea – aquela em que o nome do candidato não é citado – com 42,7% das intenções de voto, contra 39,6% de Cláudia Regina. A vantagem pró-Larissa é de 3,1%.

Voltando à pesquisa atual, o candidato Cinquentinha aparece com 1,1% dos votos, Josué Moreira com 0,4% e Edinaldo Calixto com 0,2%. 9,8% disseram estar indecisos e 6% votaram branco ou nulo. O nome do vereador Lairinho também foi citado com 0,2%.

Informações: Correio da Tarde/Pedro Carlos