Com a proximidade do período chuvoso, Prefeitura retoma realização dos mutirões contra a dengue

Esta semana, a Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Saúde, realizou um encontro com vários outros setores da administração, para traçar estratégias de atuação no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

O encontrou contou com a participação dos profissionais de saúde (Agentes de Saúde e Endemias, Enfermeiros e Equipe Técnica), além de representantes das secretarias de Educação, Meio Ambiente, Obras e Agricultura, além de representante do CRAS.

Entre as várias definições que foram acertadas, uma delas é a realização, nesta sexta-feira, 19, de um mutirão no bairro São Benedito, para visitas domiciliares de orientação à população, identificação e eliminação de focos e possíveis criadouros.

Segundo os coordenadores da Secretaria de Saúde, foram detectados, no último Levantamento de Índice Rápido Amostral, 44 focos positivos. Destes dois no Manoel Domingos, um no Riacho do Meio, 22 no São Judas Tadeu e 19 no São Benedito. “Esses resultados são, principalmente, resultado do relaxamento por parte da população. Todos devem ser vigilantes quanto a possíveis focos de reprodução do mosquito”, afirmaram.

Diante destes elevados números a Secretaria tem feito um trabalho que teve início pela realização de bloqueio com aplicação de inseticidas por UBV portátil, que está circulando nos bairros, além da intensificação das visitas de orientação.

Mas todo o trabalho realizado pela Prefeitura não vai surtir o efeito desejado, se não houver a colaboração da população. É muito importante a participação de todos na eliminação dos criadouros e evitando o armazenamento de água em recipientes abertos, bem como acúmulo de lixo, que pode ser mais um agravante e dificultar o contorno da situação.