Elas estão por quase todo o país e até na Argentina, mas principalmente no centro-oeste e nordeste do Brasil. São árvores da família Bignoniaceae e costumam atingir entre 12 e 20 metros de altura. Suas sementes rosadas, achatadas, aladas costumam ser espalhadas pelo vento, e por isso, não é raro ver várias delas num mesmo local, ao passar pelas estradas do sertão potiguar.

Em nosso sofrido sertão, elas dão esperança de dias melhores, através das suas belas flores amarelas, que rasgam o cinza da estiagem que teima em deixar a vida no sertão mais difícil.

As Caraibeiras florescem de forma explosiva entre os meses de agosto e setembro e frutificam entre agosto e outubro, mas talvez por conta do período sem chuvas, tenham retardado um pouco seu florescer, e somente agora em início de novembro, estão mostrando a beleza do seu amarelo-ouro.

Portanto, ao avistar aqueles pontos amarelos nas encostas do sertão cinzento, saiba que ali estão elas, as Caraibeiras colorindo e a vida do sertanejo, enquanto o verde se esconde à espera das chuvas.

Em nossa cidade elas estão em muitas praças e avenidas dando um colorido especial mesmo em um periodo seco como agora.